Qornet el Sawda – o teto do Líbano
O post de hoje é sobre uma das minhas maiores aventuras: chegar ao “teto do Líbano”.
Com 3.089 metros de altitude, Qornet el- Sawda é o ponto mais alto não só do Líbano, mas de todo o Oriente-Médio.
E apesar de todo o frisson desse que esse anúncio pode causar, não posso deixar de dizer que a ideia não foi minha, aliás eu tentei fugir de todas as formas, mas…
Vamos ao relato em fotos:
Aqui no Líbano em geral é muito comum as pessoas darem e pegarem carona, então, acordamos cedo, fomos para a pista e em 10 minutos um rapaz nos deu carona. (na verdade, até se desviou do caminho original dele, para nos ajudar). Mas… por uma falha na comunicação ele nos deixou na reserva dos Cedros (vai ter post sobre isso também) que fica há um quilômetro da base da tal montanha, então começamos muito “bem” caminhando esse pedação…
Ok, chegamos então a estação de esqui, o que seria apenas a primeira parte de todo caminho até o topo, aqui já estávamos na metade dessa subida ingrime em um dia MUITO quente mesmo com a altitude…
Sim, eu disse “metade da PRIMEIRA parte de todo o percurso”, e olha a animação e todo o entusiasmo em que eu estava, imagem totalmente contagiante!
Chegando nesse primeiro topo, o calor foi amenizado já que tínhamos atingindo uma grande altitude, e eis que avistamos o maior rebanho de cabras e bodes que já vi em toda minha vida, (os únicos habitantes da montanha são pastores).
Depois da descontração de assistir aquelas centenas de pontinhos pretos cobrindo toda a colina, eu recebi a notícia de que tinha mais 4 quilômetros pela frente…
E lá fomos nós! Literalmente caminhando por entre nuvens…
Do calor insuportável do começo à… neve? Sim, para ter ideia da altura em que estávamos, ainda tinha neve lá…
Percorrida a segunda etapa, quando eu já estava até cantando de felicidade porque tinha acabado, me deparo com outra “montanhinha” ainda mais íngreme que a pista de esqui do começo e quase tive um ataque: COMO ASSIM A GENTE NÃO CHEGOU AINDA???
Mais uma vez, olha o estado da pessoa rumo ao pico…
E finalmente, senhoras e senhores, a pessoa que vos fala no Qornet el-Saouda o “teto do Líbano e do Oriente Médio”…
Dá para notar como eu estava esplendorosamente feliz, pois é… infelizmente chegando no topo, não vimos nada além de nuvens. Mas ainda não tinha acabado, levamos muito tempo para chegar lá em cima, (provavelmente minha culpa, muito provavelmente) cinco horas de caminhada, já eram 17h, o que significa que tínhamos apenas três horas para chegar lá embaixo antes do pôr-do-sol, do contrário ficaríamos presos na montanha. Então começamos uma verdadeira corrida para chegar na base, e como algo divino o sol terminou de se pôr exatamente quando tocamos a pista…
Leave a Reply