Crianças e a natureza
Apesar de fazer parte da natureza, a vida moderna nos afastou dela. Com os dias corridos, as mentes ocupadas por centenas de distrações acabamos nos esquecendo que somos parte da criação e de fato não conseguimos alcançar vida plena sem ela.
“Nossa Gabi! Que profundo! O que você quer dizer?” Calma gente, não pira… (Aliás a natureza está aí para não pirarmos).
Enfim, crianças hoje em dia praticamente vivem confinadas dentro de quatro paredes. Seja na escola ou na casa, elas passam grande maioria do tempo “indoors” (ambientes fechados). Se não bastasse isso chegaram as benditas telas, que diminuem ainda mais a possibilidades de crianças serem… crianças.
A exposição das crianças a natureza é crucial para um desenvolvimento saudável físico e mental.
Ao ar livre são várias as situações que propiciam oportunidades e benefícios em todos os aspectos.
Desenvolvimento cognitivo
Na natureza a criança tem a oportunidade de descobertas, investigação, solução de problemas, observação de causa e efeito, desenvolvimento de pensamento crítico e estímulo da criatividade.
“Tudo isso?” SIM!!! A natureza tem todos os componentes que permitem não só a observação como também o questionamento de diversas situações. “Por que as pedras têm tamanhos diferentes?”, “Por que esse inseto faz isso?”, “Por que algumas folhas são de um jeito e outras não?”
Melhoria na saúde
E brincar lá fora não é sobre intrigar o intelecto não. Existem melhorias tangentes na saúde dos pequenos também! A começar pelo famoso “aumento da imunidade”, aham! O barro, a terra as pedras, os bichinhos tudo isso contribui para aumentar as defesas do corpo.
O que a criança faz quando ela NÂO está na frente de uma tela? Ela corre, pula, sobe em coisas. Brincar lá fora significa movimento, atividade física. Ossos fortes, músculos ativos!
Regulação
Nunca antes na história da humanidade existiram crianças com níveis tão altos de estresse e ansiedade. A grande vilã por trás dessa tragédia mais uma vez são as telas. O uso excessivo atrapalha o desenvolvimento correto do cérebro. E fornece versões distorcidas da realidade.
Já na natureza vamos vemos totalmente o oposto, a natureza ensina a realidade, a física, a biologia, as leis da vida, estão todas ali.
Estando ao ar livre, em meio a muitas texturas, cores, sons e cheiros todos os sentidos são estimulados não só a visão no caso das telas. O que permite a qualquer indivíduo seja criança ou não ter os seus níveis de estresse e hormônios regulados.
A Natureza não nos pertence, nós pertencemos a ela. Crianças que brincam ao ar livre são mais confiantes, mais fortes e mais felizes.
Vale a pena fazer um esforço a mais para promover tempo e atividades ao ar livre.
Leave a Reply