Planejamento, porque ele é crucial na vida de uma mãe!

Que mãe tem várias coisas para fazer não é nenhuma novidade! Toda mãe trabalha! Seja em casa, de casa ou fora. Mães têm toneladas de tarefas todos os dias!

Dito isso, você já se pegou pensando como seria bom se o dia tivesse mais horas? Ou quando você vai ter tempo para fazer todos os itens da sua lista? Quer oferecer comida saudável para família, mas acha que não tem tempo de cozinhar?

E se eu te disser que pelo menos metade de toda essa dor de cabeça pode desaparecer com algo tão simples como “planejamento”?

Parece estranho? Loucura? Continua lendo e você vai entender como não é! Eu me formei em administração de empresas, planejamento sempre foi parte do meu vocabulário e da minha vida, ainda bem novinha gostava de planejar minhas roupas para semana, minhas tarefas escolares e minhas finanças. Então nada mais lógico para mim do que aplicar os mesmos preceitos no meu dia a dia como mãe.

A razão pela qual eu escolhi administração, foi por ela ser uma disciplina que para mim se aplica a todas as áreas. Nenhuma empresa, instituição, e é justo dizer também que nenhuma casa funciona bem sem uma administração efetiva.


 E como se aplica planejamento na vida de mãe?

Veja aqui alguns aspectos que você pode começar a planejar hoje mesmo e ganhar mais tempo e menos estresse.

Planejar refeições
 Esse e um tópico que merece um post só para ele. Algo tão simples, mas que faz uma diferença tremenda! Sentar e pensar quais serão as refeições de segunda a sexta não só remove aquela chata pergunta “o que eu vou cozinhar hoje?” como também aumenta significantemente as chances de você preparar refeições mais variadas e mais saudáveis todos os dias. Sem contar que sabendo com antecedência quais os pratos você pretende cozinhar você também tem a oportunidade de adiantar o preparo e estar sempre um passo à frente da loucura do dia a dia.

Planejar atividades para seus filhos

Só leva alguns minutos e o cérebro e desenvolvimento do seu filho vai agradecer! O excesso de telas é um assunto polêmico e todos nós já sabemos o quão prejudicial isso pode ser para crianças. Na prática ligar a TV ou entregar o tablet na mão do seu filho parece bem mais fácil. Mas tendo uma listinha de atividades ou brincadeiras que ele pode fazer sozinho ou com você te ajuda a resistir esse hábito de apelar para a tecnologia.

Planeje o seu dia

Tenha uma lista de tarefas e objetivos para cada dia. Distribua as tarefas em blocos de tempo, ajustando de acordo com seu tempo livre. Por exemplo responder e-mails, ou lavar a roupa enquanto o bebê dorme. Ou terminar as tarefas do home-office enquanto eles estão na escola.

Inclua nessa lista não só tarefas da casa e do trabalho, mas também VOCÊ.

Como assim?

Quando se tem tantas coisas para cuidar acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmas. Então reserve um tempo no seu dia para uma caminhada, fazer sua rotina de pele, hidratar o cabelo, pintar as unhas, ler um livro etc.

Planejar o orçamento da família

Planejamento e finanças andam de mãos dadas. Se você se planeja para as despesas mensais chances são de que suas contas vão ficar mais em dia, possivelmente sobrar mais dinheiro para guardar, investir e aproveitar!

Tenha uma lista de contas a pagar, quantias a receber, metas de curto e longo prazo e até mesmo uma listinha de “desejos” assim você pode se controlar quando ver aquela liquidação (se não está na lista melhor não comprar).

Planejar a limpeza

Ah a limpeza da casa! Ou melhor a “História sem fim” fala sério, não é?

O trabalho da casa parece que nunca acaba, sempre tem uma coisinha aqui e ali para fazer. E com tanta coisa na nossa cabeça a tendencia das mães cansadas é continuar adiando as tarefas que acabam se acumulando e se tornando uma grande bola de neve!

Para evitar isso, crie um calendário de limpeza, assim você divide duas tarefas de maneira uniforme e não se sente o tempo todo sobrecarregada.

E então? Te convenci? Vamos começar a usar ferramentas de planejamento na organização do lar, alimentação e criação dos filhos?

You Might Also Like

Leave a Reply