Como lidar com a as noite mal dormidas?

Quando o assunto é o sono do bebê, existem toneladas de conteúdo na internet. Mas pouquíssimo se fala sobre o sono da mãe. Eu particularmente, sofri muito nesse tópico (e escrevendo esse post ainda sofro). O sono é uma parte fundamental da saúde e bem-estar de qualquer pessoa, e quando nos tornamos mães é como se entrássemos para um grupo de pesquisa cientifica cujo objetivo é provar que seres-humanos na verdade não precisam dormir para sobreviver rsrs…

Para as novas mamães lendo esse post, eu entendo você! As noites são longas e solitárias. Em certos momentos você vai ter vontade de chorar. E em muitos você vai chorar! Alguns dias você vai querer gritar bem alto “chegaaaaaa”. Em outros você pode até pensar que vai cair dura no chão.

Mas a verdade é que aquela pequena e indefesa criatura depende de você para sobreviver. E por mais difícil, horrível e pesado que seja, isso é só uma fase.

Depois de 6 anos de experiencia em falta de sono, eu compartilho com você as minhas dicas para sobreviver essa fase árida e solitária da maternidade.

Capriche no café da manhã

Ter uma boa refeição assim que acordar te ajuda não só a ter mais energia durante o dia, mas também melhora o seu bem-estar de forma geral. Planeje seu café da manhã na noite anterior, assim você não cai na tentação de pular essa importante refeição e aumenta suas chances de fazer escolhas saudáveis. Ao invés de acordar pensando “não dormi nada essa noite”, você vai acordar pensando, “ humm vou comer croissant hoje!”.

Tenha um hobby

Um dos sintomas da falta de sono é estresse. Para lidar com isso mantenha a sua mente ocupada. “MAIS OCUPADA?” Você deve estar gritando mentalmente. Mas vai por mim, trabalhos manuais, artesanatos, exercícios, leitura etc. São atividades que vão te ajudar a relaxar e reduzir o estresse e toda tensão causada pela falta de sono.

 Saia para uma caminhada

Você levantou 10 vezes a noite passada. Está sentindo que mal consegue abrir seus olhos? Vá para a rua! Caminhar ajuda o nosso corpo a despertar, libera hormônios do bem, que vão te dar um boost de energia para continuar o dia. Coloque esse bebê no carrinho e bora andar!

Não se perca

As primeiras semanas com um bebê são sem dúvida desafiadoras, principalmente para mães que como eu não tem rede de apoio. Nesse período é muito fácil nos perdemos de nós mesmas, e ter aquela sensação de que não sabemos mais quem nós somos. Em momentos assim, respire fundo e tente se lembrar de que você ainda é você, talvez as circunstâncias e o seu corpo já não sejam mais os mesmos, mas você está em processo de evolução. Mais forte, mais atenta, mais madura, mais empática e o mais importante de tudo, você trouxe vida para esse mundo.

Observe o seu bebê

Não demora nada para percebemos o quão apaixonadas nós somos por nossos bebês. E foi depois de me pegar olhando para ela e sorrindo (depois de só ter dormido 1 hora durante a noite) que eu percebi que apesar da exaustão e cansaço o amor transborda e renova as nossas forças.

Se reabasteça no amor, nos olhinhos, nos barulhinhos, nos sorrisos. Amor é o nosso combustível.

  Ajuste a sua atitude

Aqui temos que apelar para o nosso lado racional. Acordar e reclamar o dia todo não ajuda, só nós deixa ainda mais cansadas e nos coloca nessa posição de vítimas. É difícil? Meu Deus come é! Mas quanto mais você foca nas partes negativas mais as partes positivas vão passar batidas.

É só uma fase

Parece a mais longa das fases, mas ainda sim é uma fase. E um dia eles vão dormir a noite toda.

Um dia de cada vez, uma semana de cada vez, e sempre se lembre é só uma fase, isso vai passar!

You Might Also Like

Leave a Reply