Pizza Libanesa “Manekish”

Se pronuncia “Maneish” o K é mudo. E quem conhece sabe o quão irresistível é essa “pizza libanesa”. O manekish é encontrado em qualquer lugar do Líbano, literalmente em cada esquina em locais chamados “Furn” que seriam equivalentes as nossas padarias. Geralmente aqui no Líbano consumimos manekish para o café da manhã. O recheio mais popular é sem dúvida a zaatar (tomilho), mas existem outras opções como queijo, keesheke, labneh, Awarma, e carne. 

Eu não resisto um bom manekish, e na verdade eles fazem parte da história de como conheci meu marido libanês.  

MASSSSS comer massa todo dia não rola, então eu bolei essa receita mas fit, reduzindo e susbstituindo a farinha branca e também diminuindo o tempo de preparo. 

Essa versão não leva fermento, e pode ser feita na frigideira (praticidade né gente!). 

Ingredientes 
 
½ xícara de farinha integral ou branca 
½ xícara de fuba 
½ xícara de farinha de aveia (ou farelo de aveia) 
1 colher de chá de açúcar mascavo (opcional, deixa a massa mais crocante) 
½ colher de chá de sal 
2 colheres de sopa de azeite 
½ xícara de água 

Misture todas as farinhas em um recipiente, juntamente com o sal e o açúcar, faça um furo no meio e coloque o azeite e a água aos poucos, com a ajuda de uma colher, depois termine de incorporar os ingredientes com as mãos até que a massa desgrude.

Deixe descansar por 15 minutos.

Divida a massa ao meio, depois ao meio de novo até o final para obter bolinhas. Amasse com o rolo as bolinhas.

Leve a uma frigideira antiaderente (em fogo baixo) por 5 minutos no primeiro lado, vire, recheie e deixe mais alguns minutos. 

Recheios 

Pizza 
Espalhe uma colher de molho de tomate, acrescente queijo e outros ingredientes de sua preferência (milho, tomate, azeitona etc…) 

Zaatar 
Misture uma colher de azeite com 2 colheres de zaatar e espalhe sobre a massa. Não exagere! É só sujar a massa mesmo. 

 Queijo 
Espalhe queijo por cima do disco de massa e retire-o assim que derreter. 

Curiosidade: A zaatar é uma erva da família do orégano. Ela e muitíssimo popular no Líbano e faz parte da dieta de qualquer libanês. A zaatar, como eu disse é o recheio mais popular do manekish  e não só é delicioso também têm vários benefícios para saúde. Crianças aqui comem no café da manhã, principalmente em dias que tem prova na escola, já que se acredita que a Zaatar melhora a memória. 
Nessa mistura da Zaatar, há tomilho, sumac, sal e sementes de gergelim.

You Might Also Like

Leave a Reply